5 passos fundamentais para sua marca avançar na jornada de transformação digital
Uma pesquisa feita com consumidores brasileiros mostrou que 42% dos entrevistados dizem estar dispostos a mudar de escolha influenciados pelos resultados das buscas.1 São pessoas que usam a internet para encontrar marcas que atendam às suas necessidades e produtos e serviços que sejam de fácil acesso. Elas querem entregas rápidas e dão preferência a fornecedores que estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, são consumidores que estão mais conectados, mais intencionais e mais impacientes.
O surgimento desse novo perfil se explica pelo avanço da digitalização no país. Desde 2020, houve um aumento de mais de 9 milhões de compradores na internet.2 Setenta por cento dos brasileiros dizem estar usando o Google mais hoje do que antes da pandemia.3 Para completar o cenário, a projeção de crescimento de faturamento do comércio eletrônico até 2027 é de 42%.4
Think with Google
Fonte: Google + Offerwise, Jan’ 2023. 3 Forecast E-marketer, Brasil, 2021. Google Trends, 2004 a 2022.
O resultado de tudo isso é que estamos vivendo hoje uma mudança importante na maneira como as pessoas se relacionam com as compras, as marcas e os produtos. E o desafio que se impõe para as empresas é estar presente nos momentos certos e com as mensagens certas. Mas como fazer isso em meio a tanta complexidade? A resposta está na transformação digital.
Estudos mostram que a maturidade digital gera resultados expressivos. Marcas mais maduras viram a receita aumentar em 18%, os custos diminuírem em 29%, e o market share crescer duas vezes em comparação às menos maduras.5 De acordo com o gMaturity, índice do Google que avalia a maturidade digital de negócios, 63% das empresas brasileiras avaliadas podem ser consideradas “conectadas” e 3% estão no estágio “multimomento”, o mais avançado da escala.6
Neste artigo, vamos apresentar cinco conceitos para começar uma transformação digital na sua empresa, também conhecidos como os 5 As: Analytics (mensuração), Automation (automação), Audiences (audiências), Assets (criativos) e Access (acesso).
1. Analytics (mensuração)
Medir os diferentes pontos de contato com o consumidor é fundamental para atribuir corretamente o aporte ao negócio. Para fazer uma mensuração bem-sucedida e que respeita a privacidade dos seus clientes, é importante investir em múltiplas tecnologias e metodologias para ter durabilidade e compreensão dos seus resultados no digital. Além disso, sua empresa precisa apostar na agilidade para experimentar e se adaptar às mudanças.
Think with Google
Fonte: Google/Storyline Strategies, março, 2022. Ipsos, Estudo de ética de dados, 2021.
Um passo fundamental nessa etapa é diminuir a dependência de cookies ao captar e utilizar dados primários para alcançar os clientes que você já têm ou aqueles que podem ter interesse na sua marca. Soluções impulsionadas por Inteligência Artificial, como o Google Analytics 4, conseguem fazer uma mensuração em diferentes plataformas e canais com a ajuda do machine learning e potencializar ainda mais os seus resultados.
2. Automation (automação)
A Inteligência Artificial vai permitir que seja possível otimizar as operações de marketing para gerar crescimento com mais eficiência. A McKinsey avaliou os efeitos da IA sobre o marketing e descobriu que 70% das empresas que a adotaram observaram um aumento na receita, e quase 28% teve reduções de custo.7
Quanto mais madura é uma empresa, mais automação ela adota em sua estratégia. Ao final desse processo, o que se espera são dados integrados e ativados entre os diferentes canais para alcançar jornadas dinâmicas direcionadas ao objetivo de negócio. Para te ajudar nessa operação, a solução Performance Max combina automação dos lances, otimização de orçamento, de públicos-alvo e criativos.
3. Audiences (audiências)
Chegar à pessoa certa no momento certo. Esse mantra deve sempre estar na sua cabeça. Para realizá-lo, no entanto, é necessário organizar as informações que você tem para identificar, entender e influenciar os consumidores mais valiosos dentro do processo de compra e pós-compra.
Para isso, estabeleça uma base de audiências que seja mais longeva por meio de uma estratégia de ativação focada, por exemplo, na segmentação por lista de clientes. Ao utilizar insights de audiência para melhorar a segmentação criada por dados, você conseguirá atingir a visão holística de diferentes parcelas de consumidores.
4. Assets (criativos)
Nenhum dos passos anteriores será bem-sucedido, no entanto, se sua marca não entregar experiências e mensagens que capturem a atenção do consumidor de acordo com os seus objetivos de negócio.
Think with Google
Fonte: Nielsen Catalina Solutions, Quase 500 campanhas em todas as plataformas de mídia, no período 2016-Q1 2017.
Bons criativos têm o poder de destravar oportunidades para gerar mais conversões, otimizar melhores práticas, além de possibilitar maiores vantagens competitivas em performance. Isso sem contar que dão a chance de experimentar e aprender sobre como converter com diferentes audiências. O Google tem uma ferramenta que ajuda a medir a qualidade do anúncio e dá feedbacks sobre a relevância e a diversidade das mensagens.
5. Access (acesso)
Para colocar tudo isso em prática, sua marca precisa encontrar e comprar eficientemente os inventários necessários para alcançar o consumidor e, assim, conseguir entregar a mensagem mais relevante.
Diferentes soluções podem ajudar na otimização da performance e da gestão, como Display e Vídeo 360, que ajuda as equipes a executar campanhas de publicidade digital. A solução de Campaign Manager 360, por sua vez, otimiza o desempenho da mídia e do criativo em todas as suas campanhas digitais. Por fim, Search Ads 360 fornece dados em tempo real e insights unificados das suas campanhas da rede de pesquisa.
Uma saída em tempos incertos
A jornada de transformação digital impõe inúmeros desafios às empresas, mas quanto mais tempo elas demoram para começar a trilhar esse caminho, mais difícil fica. Esse é um processo em etapas, e cada passo tem valor, porque traz aprendizados importantes. E em um momento em que os consumidores estão mais intencionais, sai na frente quem estiver pronto para atendê-los durante toda a sua experiência de compra, o que só é possível com uma presença digital madura.
Felipe Leite
Product Lead – Digital Transformation Google
Vinícius Teruel
Senior Digital Marketing Specialist Google
Fontes
2 Pesquisa Future of Retail Euromonitor International e Google.
3 Offerwise 2022.
4 Digital 2022 Global Overview Report.
5 Boston Consulting Group, The Fast Track to Digital Marketing Maturity, 2021.
6 Google, Índice gMaturity, 01/01/2022 a 16/12/2022.
7 McKinsey, “The state of AI in 2022—and a half decade in review”, 2022.